Bios

Buscar esta sinceridade consigo mesmo é acolher o bem dentro de si e o manter de forma firme; estudar para ampliá-lo, buscá-lo com precisão e raciocinar com atenção, discernindo-o com clareza, e o pondo em prática por completo em tudo que faz.
Há pessoas que não estudam, ou estudando, não buscam ampliá-lo, mas não o abandonam [o caminho]. Há pessoas que não o buscam, ou buscando-o, não fazem com precisão, mas não o abandonam. Há pessoas que não raciocinam, ou raciocinando, não o fazem com atenção, mas não o abandonam. Há pessoas que não o discernem, ou discernindo-o, não fazem com clareza, mas não o abandonam. Há pessoas, por fim, que não o põe em prática; ou pondo-o, não o fazem por completo, mas não o abandonam.
O que os outros fazem uma vez, elas fazem cem vezes; 
O que os outros fazem dez vezes, elas fazem mil vezes; 
Se alguém for capaz de realmente seguir este caminho, seja um tolo, ele se esclarecerá; seja um fraco, ele se fortalecerá. (Zhong Yong, 20) 
Quando o Céu está pronto a dar uma grande missão para alguém, sempre prova sua determinação, esgotando seus nervos e ossos, expondo seu corpo a fome, sujeitando-o a pobreza extrema, frustrando seus planos, endurecendo sua natureza e tocando em seus defeitos. Isso porque, somente alguém se pode consertar depois de errar; somente alguém frustrado e com a mente esgotada pode ter novas ideias; só quem prova a pobreza e a ruína dos planos sabe o valor certo das coisas; e somente quem foi posto de joelhos pode ficar novamente de pé. Quem viveu tudo isso é reconhecido por seu semblante e pela sua voz. Somente então compreendemos que ansiedade e angústia significam vida, facilidade e comodidade significam morte. (Mêncio, Gaozi II:15)

Produção pessoal 
見: Sinografia ou Academia.edu

André Bueno (安书); Sinólogo, Mestre em História, Doutor em Filosofia, Pós Doutor em História e mais uns etc's... Ver meu Currículo Lattes ou Orcid